×
×

Telefone:
(11) 2500-0050

Telefone:
(11) 2500-0100

WhatsApp:
(11) 9.4731-8710

E-mail:
contato@believer.com.br

Siga-nos

Como a diversidade pode influenciar no ambiente de trabalho da sua empresa?

8 setembro, 2021

Investir em diversidade no ambiente de trabalho não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Com uma equipe diversificada, é possível gerar diversos benefícios para o seu empreendimento, para as pessoas da sua comunidade e a sociedade como um todo. Saiba mais!

Pensar em processos de inclusão e se preocupar com a diversidade nas empresas tem sido um dos movimentos mais importantes nas organizações que desejam realmente se desenvolver de forma sustentável, responsável, coletiva e ética. 

Além de promover a inovação, contar com a multiplicidade em seu time também pode gerar competitividade e melhorar o clima organizacional, gerando mais representatividade, empoderamento e acessibilidade no dia a dia.

Se o mundo é feito de pluralismo, por que não diversificar nos processos de seleção e inclusão do seu empreendimento? Ao se preocupar com essas questões, você pode influenciar outros gestores a fazer o mesmo e, assim, contribuir para expandir a inclusão no mundo corporativo. Confira a leitura deste artigo e saiba mais!

O que é diversidade nas empresas?

Antes de tudo, é fundamental entender o que realmente significa a diversidade nas empresas. Afinal, você sabe dizer se a sua organização já promove e prática essa ideia?

Apesar de o cenário empresarial do país já estar passando por diversas transformações, a diversidade ainda não pode ser compreendida como uma realidade na maioria dos negócios nacionais. 

De acordo com uma pesquisa do IBGE, a população negra corresponde a 54,9% do total, mas somente 4,7% deles estão no quadro executivo das empresas. Além disso, há cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), mas apenas 0,84% estão incluídas formalmente no mercado de trabalho do Brasil.

A diversidade nas empresas se refere a um ambiente de trabalho que acolhe perfis plurais de comportamentos, classes sociais, culturas, etnias, religiões, gêneros, identidade de gêneros, estados civis, ideologias, entre outros. Ou seja, contar com um ambiente que preza pela inclusão é levar em consideração as decisões de cada pessoa com empatia e respeito.

Qual é a importância da diversidade no ambiente de trabalho?

De acordo com um levantamento da empresa Vagas.com e da consultoria Talento Incluir, cerca de 40% dos profissionais já se sentiram discriminados no trabalho e mais da metade se sentiu prejudicada em processos seletivos. 

É preciso mais do que apenas cumprir a lei de estabelecer um ambiente organizacional diverso: é recomendável planejar a inclusão no seu time, atentando para fatores importantes para o dia a dia, como trabalho em equipe, transparência, respeito, inovação, vontade de aprender, dedicação, produtividade e qualidade.

Segundo um estudo da McKinsey, uma organização de consultoria empresarial estadunidense, as organizações que consideram a diversidade no recrutamento entregam resultados 25% melhores do que as que não prezam pela pluralidade e inclusão.

A importância da diversidade no ambiente de trabalho ultrapassa a entrega de resultados melhores: ao elaborar estratégias de expandir a multiplicidade de vivências, histórias, ideias e visões, a percepção dos colaboradores e as interações entre eles também se transformam, enriquecendo o ambiente e promovendo mudanças positivas para além dele.

Quais são os principais benefícios de investir em diversidade e inclusão?

Promover a equidade e fortalecer os direitos de pessoas de diferentes gêneros, etnias, classes, entre outros, no mundo corporativo é algo que gera bastante força aos movimentos sociais ao redor do mundo e, ainda, promove também uma série de benefícios às empresas. Confira os principais deles a seguir:

  • atração e retenção de talentos;
  • melhorias no clima organizacional;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • produtividade e eficiência em alta;
  • enriquecimento cultural no ambiente;
  • processos criativos e inovadores;
  • geração de competitividade no mercado;
  • produção de diferenciais relevantes para a marca.

Como promover a diversidade em sua empresa?

Para garantir os benefícios que falamos há pouco e transformar não apenas a sua empresa, mas influenciar positivamente o mercado e a região em que atua, há alguns passos fundamentais que podem ajudar você a promover a diversidade no seu negócio. Prossiga na leitura e confira!

Desenvolva programas de inclusão

Pensar em programas com os colaboradores, como comitês de mulheres ou de LGBTQUIA+ para inclusão e engajamento de mais pessoas pode fortalecer os laços entre os profissionais, ampliar o senso de pertencimento e criar medidas efetivas de acolhimento e inclusão.

Organize ações sociais

Realizar trabalhos voluntários também é outra prática que pode fortalecer a diversidade no ambiente de trabalho, possibilitando a interação com grupos de pessoas para além do universo corporativo e influenciando valores importantes, como respeito, empatia e cooperatividade.

Dê mais atenção aos processos de seleção

O apoio à inclusão e à diversidade pode ser ainda mais eficaz por meio de processos seletivos mais inteligentes, a fim de formar uma equipe plural e apta a se desenvolver tanto no pessoal quanto profissionalmente.

Priorize o respeito como parte da cultura organizacional

“Piadas” com sotaques, por exemplo, por mais comuns que sejam em muitos meios, não devem fazer parte da rotina de organizações que prezam pelo respeito e bem-estar entre os colaboradores

Portanto, é importante ter uma comunicação transparente e estabelecer que esse tipo de comportamento desrespeitoso não é tolerado e pode ser caso de demissão na empresa, a fim de evitar atitudes e comentários preconceituosos no dia a dia.

Realize eventos de discussões e mostras culturais

Fazer com que a sua equipe pense em formas de aumentar a conscientização sobre a postura de respeito ao próximo é uma ótima forma de expandir o conhecimento, desenvolver a empatia e aprender mais sobre outras vivências.

Preste atenção na estrutura da empresa

Se o seu empreendimento foca em vender produtos ou serviços voltados especialmente para mulheres, não seria importante ter mais mulheres na liderança? É preciso pensar nessas questões que também envolvem as estratégias da empresa, os setores de atividades, os cargos, salários e as habilidades dos profissionais.

Além disso, o espaço físico da sua organização conta com acessibilidade no ambiente? É recomendável otimizar o local de trabalho para permitir o acesso a todas as pessoas.

Ter uma empresa mais plural é um desafio que vale a pena ser encarado da melhor forma possível para promover o acolhimento, o respeito e a empatia e, ainda, inspirar mais pessoas a seguir esse caminho.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância da inclusão e da diversidade no ambiente de trabalho. 

Confira também qual é a importância e o papel do RH na questão da saúde mental no dia a dia das empresas. Até a próxima!

× Como posso te ajudar?